Aqui você pode pesquisar os planos existentes

 


Aula de Sinônimo e Antônimo

Publicado por 
professor
Objetivo(s) 

- Observar e analisar as situações de uso do sinônimo e antônimo no contidiando dos alunos.
- Sistematizar algumas regras que definem o uso dos sinônimos e antônimos.

Conteúdo(s) 

Uso do sinônimo e antônimo. Saber diferenciar umdo outro e onde aplicar.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Duas aulas
Material necessário 

Escova de dente, doces, lápis, revistas para recortes de figuras, piloto, cola, tesoura (sem ponta).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

1ª etapa - Sinônimo

 

Ver se todos trouxeram o material solicitado, caso todos não tenham os materiais dividir em equipes.

Fazer uma explicação do que é o sinônimo das palavras mostrando alguns exemplos como frases, desenhos e palavras para que o aluno fixe o assunto. A partir daí começar a dinâmica em sala com os materias solicitados. A dinâmica será voltada para contextualizar o sinônimo com o dia a dia do aluno.

 

1 - Pedir para os alunos pegar as escovas de dente e perguntar o que escova faz de bom para os dentes. Ex: um aluno falou cuidar, então pedimos a outro que fale um sinônimo de cuidar e aí por diante.

2 - Dar 2 doces a alguns alunos e perguntar se eles querem ficar ou dividir os doces a depender do resultado perguntar a classe uma palavra que definao aluno que dividiu os doces e aquele que não dividiu. Ex: bondoso, individual e a partir daé pedir os sinônimos dessas qualidades.

 

2ª etapa 

2ª atapa - Antônimo

 

Ver se todos trouxeram o material solicitado, caso todos não tenham os materiais dividir em equipes.

Fazer uma explicação do que é o antônimo das palavras mostrando alguns exemplos como frases, desenhos e palavras para que o aluno fixe o assunto. A partir daí começar a dinâmica em sala com os materias solicitados. A dinâmica será voltada para contextualizar o sinônimo com o dia a dia do aluno.

 

1 - Pedir para os alunos pegar as escovas de dente e perguntar o que escova faz de bom para os dentes. Ex: um aluno falou cuidar, então pedimos a outro que fale um antônimo de cuidar e aí por diante.

2 - Dar 2 doces a alguns alunos e perguntar se eles querem ficar ou dividir os doces a depender do resultado perguntar a classe uma palavra que definao aluno que dividiu os doces e aquele que não dividiu. Ex: bondoso, individual e a partir daé pedir os antônimos dessas qualidades.

3ª etapa 

3ª etapa - Momento de Fixação

 

Fazer dsenhos no quadro e pedir para que o aluno desenhe no próprio quadro o antônimo e sinônimo das figuras.

Passar atividades para casa.

 

Avaliação 

Peça que os alunos leiam um texto e nele, devem se atentar às palavras texto e tentar substituir por sinônimos e antônimos. Esses termos devem ser sublinhados no comentário.

Proponha exercícios escritos para que esse estudante complete lacunas de frases.

Flexibilização 

Alunos com deficiência intelectual, mesmo que já alfabetizados, podem ter dificuldades em diferenciar o sinônimo e o antônimo. De qualquer modo, é importante que eles consigam identificar os elementos que os caracterizam. Estimule o desenvolvimento oral desse aluno e peça para que relate à turma situações do cotidiano que já aconteceram, para que ele faça uso de sinônimos e antônimos. Registre as ações realizadas pelo aluno para que ele identifique os sinônimos e antônimos e proponha exercícios escritos para que esse estudante complete lacunas de frases.

Deficiências 
Intelectual
Autor Manuela de Cassia Mendonça de Oliveira

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.