Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Anuário fotográfico online

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Antecipar o entedimento de textos em inglês por meio da leitura de imagens, títulos e legendas.
- Planejar e escrever textos para o álbum da classe.

Conteúdo(s) 

- Presente simples.
- Passado simples.
- Advérbios, conectivos e adjetivos.

Ano(s) 
Tempo estimado 
O ano todo (pelo menos duas aulas por mês).
Material necessário 

Fotos produzidas pelos alunos.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para apresentar o gênero álbum de fotos, peça que os alunos tragam fotografias antigas e atuais. Discuta se esses registros podem ser considerados instrumentos de documentação histórica. Solicite, ainda, uma pesquisa na internet sobre as características dos anuários produzidos por escolas, dizendo que a ideia é produzir um semelhante para a classe. Alguns sites úteis são en.wikipedia.org/wiki/yearbookwww.e-yearbook.com, e www.old-yearbooks.com.

2ª etapa 

Com base nos dados coletados na pesquisa, peça que a classe vá registrando em fotos momentos significativos do ano. Ressalte, ainda, que as fotos do anuário possuem título e uma legenda. Em seguida, mostre outras imagens e legendas soltas, pedindo que a turma ligue o texto à foto correspondente.

3ª etapa 

Organize com a turma as categorias em que as imagens produzidas ao longo do ano serão classificadas. Para cada uma dessas categorias, eleja um conteúdo a ser enfatizado. Para fotos de ações habituais, trabalhe o presente simples. Para imagens de eventos com data definida, o passado simples. Selecione exemplos de legendas que se encaixem nessas categorias para que a classe se familiarize com os elementos de cada uma.

4ª etapa 

Preveja diversos momentos de produção de textos em que os alunos devem escolher as fotos mais representativas, encaixá-las em uma categoria e escrever títulos e legendas para cada uma. Para fazer a turma avançar, o ideal é que cada aula de produção seja seguida de atividades de revisão.

5ª etapa 

Hora de publicar as fotos na internet. Com a participação da turma, abra um blog (existem serviços gratuitos em www.wordpress.org e www.blogspot.com) e defina a sequência em que as imagens serão apresentadas por meio da opção "criar slideshow".

Avaliação 

Analise a adequação gráfica e textual do álbum: títulos cumprem a função de apresentar a foto? Legendas apresentam descrições claras e coerentes de pessoas e eventos? Os conteúdos curriculares foram usados corretamente (presente simples para ações cotidianas, passado simples para o ocorrido ao longo do ano e adjetivos, conectivos e advérbios para enriquecer as descrições)? Com base nesses critérios, mantenha uma ficha de cada aluno para identificar quais pontos necessitam ser mais bem trabalhados nas atividades de revisão coletiva.

Produto final 
Álbum fotográfico coletivo com títulos e legendas.

Créditos:
Andrea Vieira Miranda Zinni
Formação:
Professora da PUC-SP e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.