Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Alunos produzem reportagem radiofônica sobre meio ambiente

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Desenvolver o gênero discursivo reportagem com os educadores de Língua Portuguesa, Ciências e um responsável de informática; integrar TICs no contexto da sala de aula de forma inter e transdisciplinar, envolvendo educadores e comunidade; incentivar o estudante a construir conhecimento por meio do trabalho com a Esfera Jornalística, sendo capaz de buscar informações, avaliar as mesmas e desenvolver uma visão critica sobre os meios; desenvolver a expressão oral.

Conteúdo(s) 

Produção de texto usando gênero discursivo (reportagem) e conteúdo de ciências relacionado ao meio ambiente.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas de 50 minutos
Material necessário 

Livros e revistas que tratem da questão do meio ambiente, gravador de mão, Internet.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Apresente a proposta e as etapas do trabalho à turma. Para isso, selecione temas ecológicos que ache interessante e que estejam relacionados com a comunidade. Exponha o material aos estudantes e proponha uma discussão sobre quais temas são problemas para a comunidade. Agrupe os estudantes cujos temas de interesse são semelhantes.

Explique que o objetivo do trabalho é levar à comunidade educativa (estudantes, educadores, pais e outras pessoas da comunidade) informações, explicações ou orientações sobre temas relacionados ao meio ambiente que afetam a região ou o entorno da escola, por isso sugere se que o formato do texto deverá ser jornalístico. Apresente um podcat e explique que deverão produzir um texto para ser gravado, e que todos os podcats serão agrupados em um programa de rádio que será apresentado à comunidade. Finalize a aula com um momento de escolha coletiva de um nome para a rádio.

2ª etapa 

Os grupos de estudantes vão usar a segunda aula para fazer pesquisa na Internet, em livros e revistas para aprofundar o tema e coletar dados e informações que serão usadas na produção textual. Quem acompanha este trabalho é o educador de ciências e o responsável pela sala de informática.

3ª etapa 

Com os materiais em mãos, ajude a turma na elaboração do texto em formato de gênero discursivo reportagem, lembrando que esse tipo de produção requer três formalidades.

A primeira formalidade se refere à função que o texto vai desempenhar em relação ao leitor - ouvinte. Esclareça aos estudantes que os textos que serão gravados devem informar, explicar ou orientar sobre um determinado tema. O educador(a) pode demonstrar os três gêneros, por exemplo, usando o tema enchente, o texto pode informar a situação do bairro com relação a enchente, explicar como ocorre ou efeitos e ainda pode orientar sobre como evitar.

Entendido como é a escrita, passe para a produção. Explique que o texto deve respeitar a característica de um podcast, ser curto com até 2 ou 3 minutos de duração. O título do podcast define o assunto, por isso também exige um pouco de atenção.

A ultima formalidade corresponde à linguagem radiofônica que exige uma apresentação oral com espontaneidade. O treino da leitura antes da gravação também é fundamental. Sugira que os estudantes leiam seus textos e marquem o tempo, e proponha que deixem as vinhetas com duração de 2 a 3 minutos. Todos deverão gravar um trecho.

4ª etapa 

Gravação final. Todos os grupos devem ler suas produções em classe antes da gravação. Peça que a turma observe e sugira, de forma colaborativa, melhoras na expressão oral dos colegas. As práticas educomunicativas geram bons resultados nesse processo. Esse momento é propício para avaliar o processo de criação, os estudantes podem comentar se a busca de informações foi uma tarefa fácil, desenvolvendo uma visão critica sobre os meios de comunicação.

Avaliação 

O trabalho deve ser avaliado a todo o momento. Observe se todos estão participando, valorize e incentive atitudes colaborativas. Esteja atento aos objetivos do projeto, observando se estão sendo desenvolvidos em cada etapa. A produção final deve ser avaliada por todos os educadores envolvidos.

Créditos:
Karla Isabel de Souza
Formação:
doutora em Educação com ênfase em tecnologia, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) no programa de formação de professores Mídias na Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.