Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Eventos

Próximos Eventos

17/03/18
SOBRE O CURSO Discutir os principais aspectos do...
Adriana de Melo Ramos
publicou no grupo Violência Institucional na Escola

Comentário da Atividade 2

Olá, grupo! Boa tarde!

Em primeiro lugar, quero agradecer pelas contribuições na Atividade 2.

Gostaria de fazer, neste comentário, uma reflexão sobre o caso que estudamos. É realmente uma situação delicada a dessa aluna. Aliás, é muito comum pensarmos na violência dos alunos para com a escola e educadores. No entanto, precisamos, inicialmente, refletir sobre que tipo de violência a escola pratica contra os alunos e tentar entender como algumas situações, como essa em questão, chegam a tal ponto. Será que é só responsabilidade da educação familiar? Como as relações interpessoais acontecem na escola entre alunos e docentes? Os adultos da escola são respeitosos com os alunos?

Respeito é uma via de mão dupla e deve partir sempre do adulto. Os alunos que recebem uma educação insuficiente da família são, justamente, aqueles que mais precisam de bons exemplos na escola. A isto chamamos de adultos significativos.

Para se tornar esse adulto significativo, capaz de influenciar na construção de uma personalidade ética, o respeito e a confiança são fundamentais. Tornar nossos alunos autônomos do ponto de vista moral também é uma função da escola. Logo, chamar a polícia e deixar uma aluna ser presa porque chegou atrasada evidencia o quanto precisamos estudar sobre esse tema!

Antes de realizar a Atividade 3, que será postada em breve, sugiro que leiam um artigo disponível neste link que explica o processo de construção de valores.

Observação: vi que poucos comentaram as reflexões dos colegas. Sei que nós, professores, temos uma rotina bastante atribulada, mas seria muito importante investir alguns minutos para que nossas discussões possam se aprofundar, ok? Fica aqui o convite!

Um abraço e bom final de semana!

Adriana Ramos

0

Comentar

Login ou registre-se para postar comentários

Comentários

Olá Mag, eu entendi o lado da escola porque hoje em dia eles se veem em uma situação muito complicada, mas concordo com você, acho que eles poderiam ter evitado essa atitude que só faz piorar a situação.
curtir
1

Adriana, considero muito importante essa sua reflexão, qual violência a escola tem praticado contra seus alunos, precisamos pensar nas situações que as crianças, adolescentes e jovens são expostos, importante a ideia de adultos significativos, muito boa
curtir
0

Adriana! Não concordo com seu ponto de vista, em mencionar que a escola prendeu a aluna por chegar atrasada, não foi por causa deste motivo e sim por causa da violência que a aluna praticou contra o patrimônio da instituição. Lendo sua obervação, entendo que ela foi presa pelo motivo de ter chegado atrasada e não foi isso... Acredito que poderiam ter chamado em uma sala, mostrado as normas da escola e informar a ela que a mesma deveria se retirar por não cumprir as regras.
curtir
0