Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Nenhum evento aberto no momento

Comentar

Login ou registre-se para postar comentários

Comentários

Gostei muito da forma que foi pautada a reunião, achei super valido a retrospectiva do ano e expor atividades que as criança fizeram. Muito importante que a pauta seja feita em equipe.
curtir
1

Garantir o protagonismo infantil nestes momentos de Reunião de Pais significa colocar o processo de aprendizagem e as produções das crianças em destaque. A proposta deu muito certo onde eu atuo como Coordenadora. Os pais se concentraram mais e foi emocionante reverem os momentos marcantes no vídeo de abertura e sensibilização. A reunião foi bem avaliada pela equipe e pela comunidade de forma geral. Quanto a organização da pauta em equipe, sempre procedemos desta forma por acreditarmos no princípio da gestão democrática, onde todos são partícipes. Isto também garante segurança ao profissional no momento da condução destes encontros junto às famílias. Espero ter contribuído à sua prática. Um abraço!!!
curtir
0

Muitas das ações apontadas em sua pauta já fazem parte da minha. Gostei muito do exemplo de avaliação institucional que você propõe aos pais. Aqui também adotamos esta prática neste segundo semestre, incluindo espaço para os pais colocarem suas aptidões para serem compartilhadas na escola. A partir desses resultados organizamos nossa "Festa da Família", onde alguns pais foram convidados para fazerem oficinas de acordo com suas aptidões. Também foi apresentado, não na reunião de pais, mas na Festa de encerramento do ano: "Festa de Natal", um vídeo de cada sala com as atividades desenvolvidas durante o ano letivo, os quais foram gravados em CDs e entregues aos pais como recordação e presente da escola. Também faço agendamento para atendimento aos pais junto aos professores quando se trata de algum assunto específico que deve ser tratado com mais cuidado e atenção. Quero aprender mais com estas trocas de experiências.
curtir
1

Obrigada por compartilhar suas práticas conosco. Percebo nas ações da sua escola uma grande preocupação com o acolhimento das famílias. Muito bacana. As avaliações institucionais precisam mesmo de um desdobramento. Os resultados não podem ficar engavetados, mas sim serem norteadores para revisão e atualização do PPP da escola; buscando sempre o aprimoramento dos atendimentos e desta relação de parceria escola/família. É isso aí! Um abraço!
curtir
0

Gostei muito das ideias apontadas. Muitas já fazem parte do meu cotidiano e outras passarão a fazer certamente. Quando ao espaço onde os pais serão acolhidos para essa reunião, acho pertinente que seja na própria sala de aula dos seus filhos. Gosto de mostrar o ambiente que as crianças frequentarão ao longo do ano letivo, de mostrar que a decoração da sala de aula não está ali apenas para decorar, mas tudo que está nas paredes tem um sentido. Sou professora alfabetizadora, trabalho com 2° ano dos anos iniciais e por isso tenho um foco na leitura. Portanto, a sala é repleta de livros e gibis. Há uma Gibiteca é uma mini biblioteca particular da turma. Então, além das propostas serem apresentadas verbalmente, muitos recursos são apresentados aos pais. Outro tópico importante é que na reunião de pais explico a importância de respeitar o tempo dá criança e de não transmitir a ansiedade da família ao aluno, para não prejudicar seu processo de aprendizagem.
curtir
0

Perfeito!!! O acolhimento no espaço das crianças torna mais visual e palpável a apresentação do projeto pedagógico, além de garantir o protagonismo infantil nas reuniões, conforme abordei no post do blog Coordenadoras em Ação. Bom, o caminho é esse mesmo. Espero que as dicas tenham contribuído à sua prática!
curtir
0

Muito boa a organização da reunião. Levar os pais a refletirem e os membros da equipe a colaborarem com a melhoria do atendimento na escola é um elemento essencial da gestão democrática.
curtir
1