Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Nenhum evento aberto no momento

Maria Maura Gomes Barbosa
publicou no grupo Projeto político-pedagógico (PPP)

ATIVIDADE 3 – Como o PPP alimenta outros documentos da escola

 

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Paulo Freire

 

Olá!

 

Na atividade 2 (clique aqui para ver), pedi a vocês que dessem sentido ao projeto político-pedagógico da escola onde vocês trabalham, atualizando as informações com base nos dados das matrículas deste ano e na avaliação do ano anterior. Achei muito bacana que vocês identificaram e destacaram o ponto principal de todo esse trabalho: a abertura da discussão para toda a equipe. Afinal, o PPP é a referência para as ações não só do gestor, mas também do professor, do funcionário, do aluno e do familiar. Espero que esse exercício em grupo esteja intenso aí na escola!

 

Agora é hora de prosseguirmos o trabalho. Vocês se lembram de que o mote da nossa atividade era fazer com que o PPP dialogasse com o cotidiano da escola? Pois bem, quero propor a vocês que voltem a atenção para o regimento. Como todos sabem, esse documento normatiza o ambiente escolar e fala sobre direitos e deveres de cada segmento. E é claro que tudo isso precisa estar conversando com o PPP. Um exemplo simples: de nada adianta estar no PPP que a instituição tem a missão de formar um cidadão crítico e que expresse sua opinão, se no regimento este direito não está assegurado ou nem sequer previsto.

 

Minha sugestão é que vocês consultem o regimento da escola onde trabalham e, com o grupo, reflitam se o documento precisa ser ajustado. Para nortear o pensamento de vocês, sugiro ter em mente a seguinte questão: de acordo com as atualizações feitas no PPP, precisamos rever os direitos e os deveres que estão explicitados no regimento?

 

Novamente, indico dois materiais para impulsionar a reflexão. Um deles é um vídeo de Paulo Freire, sobre escola cidadão. Ele está disponível aqui. Assistam a ele pensando em situações em que os alunos exercem a cidadania na escola. O outro é o texto “A importância do coletivo na construção do projeto político-pedagógico da instituição escolar”, de Greicimara Vogt Ferrari, disponível aqui.

 

Bom trabalho!

0

Comentar

Login ou registre-se para postar comentários

Comentários

O regimento deve estar relacionado com a ação do PPP, e não como um processo politico desarticulado onde cada um tem suas funções.
curtir
1

Sim precisamos rever alguns direitos e deveres que estão no regimento para elaborar um PPP atual, vivo e dinâmico. Tarefa que exige muito empenho e compartilhamento das responsabilidades e como cita o texto de Greicimara Vogt Ferrari "Diante das dificuldades, a opção por cruzar os braços pode ser uma alternativa, entretanto vale ressaltar que essa atitude implica em acreditar que mudar o sistema é muito trabalhoso, desacreditando nos sonhos e nas possibilidades da concretização da escola como transformadora".
curtir
1