Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Eventos

Próximos Eventos

29/07/17
Hoje em dia é fundamental que um profissional busq...
17/08/17
CONGRESSO DO SINPROSP DISCUTE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃ...
Por que, o que, quando e como avaliar

O período de mediação de Jussara Hoffmann terminou. O grupo segue aberto para que qualquer assinantes do NOVA ESCOLA CLUBE proponha debates e reflexões sobre o diagnóstico inicial.

Avaliar na concepção mediadora é observar aluno por aluno, seus modos diferentes de ser, pensar e agir, para replanejar a ação educativa e oferecer a cada um e a todos oportunidades dignas e adequadas de aprendizagem.  Ao avaliar, a intenção do professor não pode se limitar a ver, explicar e registrar o que o aluno aprendeu ou não aprendeu. Sua tarefa é desafiá-lo a ir adiante, a avançar, confiando em suas possibilidades e oferecendo-lhe apoios pedagógicos adequados.

Neste grupo de estudos, convido estudantes e professores que já acreditam na concepção mediadora e os que nunca experimentaram esse caminho a fazer o jogo do contrário em avaliação. Em vez de fazer parte dos que ficam repetindo que não dá para fazer, meu convite é darmos alguns passos a frente, mudando um pouco que seja, mas fazendo diferente do que sempre se fez e principalmente valorizando as diferenças que tornam todos os alunos tão especiais. Com esse objetivo, iremos refletir, nas quatro semanas, sobre as questões que mais preocupam os professores de todos os níveis de ensino: por que avaliar? O que avaliar? Quando avaliar? Como avaliar?

Para aprofundamento do tema, é importante que todos leiam os textos de referência e os estudos de casos e que assistam os vídeos recomendados para que a discussão no grupo seja mais rica e favoreça as aprendizagens aqui construídas.

Mediação (4 a 30 de novembro)

Jussara Hoffmann é mestre em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou por vários anos na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual se notabilizou pelos estudos e pesquisas realizados em torno da Avaliação da Aprendizagem e da Educação Infantil. Dedica-se desde 1982 à formação de educadores, atuando como conferencista e consultora educacional no país e no exterior. Em 1996, foi a idealizadora da Editora Mediação, onde atua até esse momento como diretora, sendo responsável pela publicação de mais de 200 títulos na área pedagógica. Reconhecida por suas contribuições à melhoria da Educação no país, é autora de dez livros, de vários capítulos em livros no Brasil e no exterior, de numerosos artigos em jornais e revistas, destacando-se, entre suas obras mais conhecidas: Avaliação Mito & Desafio: Uma Perspectiva Construtivista, Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade, Avaliar para Promover: As Setas do Caminho; O Jogo do Contrário em Avaliação e Avaliação e Educação Infantil: Um Olhar Sensível e Reflexivo sobre a Criança. Mais informações sobre a autora podem ser obtidas no site

www.jussarahoffmann.com.br

 

Cronograma

Atividade 1 - Por que avaliar? Concepções teóricas da avaliação mediadora

Atividade 2 – O que avaliar? As múltiplas dimensões do olhar avaliativo

Atividade 3 – Quando avaliar? Fazendo o jogo do contrário em avaliação

Atividade 4 – Como avaliar? Metodologias e instrumentos de avaliação

Quem participa de pelo menos três atividades ganha um certificado digital!

Dica: para facilitar a organização do grupo, não crie novos posts. Comente os publicados pela mediadora, clicando em "comentar" no final de cada atividade.

 

Moderado por

imagem de Jussara Hoffmann
Professor
Alguma dúvida? Clique aqui.