Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Eventos

Próximos Eventos

06/04/17
Fórum de Lideranças promove debate sobre os princi...
11/04/17
ESCOLA VIVA - GRUPO DE ESTUDOS: AÇÃO EDUCATIVA NA...
Organização do espaço na creche

Nas salas de berçários, é possível observar como os bebês se relacionam com os espaços, os materiais, os adultos e com suas aprendizagens. Eles interagem por meio de movimentos corporais como arrastar, deslizar, engatinhar, sentar, ficar de pé, caminhar. Também aprendem a dominar movimentos específicos: segurar, arremessar, pinçar, entre outros. Todas essas aprendizagens permitem que eles explorem o mundo por diversos ângulos, se apropriando dos espaços tocando, cheirando e sentindo tudo à sua volta.  A maneira como interagem com o ambiente e com os outros é o que irá garantir que as aprendizagens ocorram de forma significativa. Quanto mais desafiador for o espaço e o ambiente, mais ele possibilitará diferentes interações.

O objetivo deste curso é refletir sobre a importância de observar e analisar como esses espaços são ocupados pelas crianças e pelos adultos, e o papel dos móveis e objetos nessa dinâmica, para que possamos construir uma proposta coerente com a aprendizagem dos nossos pequenos. As reflexões que proponho para as quatro semanas de discussões são:

·      Como deve ser o espaço da creche?

·      Que materiais são importantes para colocarmos à disposição dos bebês?

·      Qual o papel do adulto nesse espaço?

 

O período de mediação de Cássia Maria Vieira Silva terminou em 27 de maio de 2016. Desde essa data, o grupo segue aberto para que qualquer assinante do NOVA ESCOLA CLUBE proponha debates e reflexões sobre a organização do espaço na creche.

 

SEQUÊNCIA DE ESTUDOS

Atividade 1: Apresentação dos participantes

Atividade 2: Como deve ser a organização dos cantos?

Atividade 3: Quais objetos e brinquedos podemos colocar?

Atividade 4: Qual é o papel do adulto nessa dinâmica?

 

MEDIAÇÃO

Cássia Maria Vieira Silva é graduada em Pedagogia em Orientação Educacional e pós-graduada em Psicopedagogia. Foi professora e orientadora de Educação Infantil da Rede Municipal de São José dos Campos por 29 anos. Atualmente, tem uma empresa de formação de professores e gestores de Educação Infantil. Participou da elaboração da Proposta Curricular de Berçário de São José dos Campos e do Projeto “Contextos Integrados de Educação Infantil”, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

 

Dica: para facilitar a organização do grupo, não crie novos posts. Comente os publicados pelo mediador, clicando em "comentar" no final de cada atividade.

 

Moderado por

imagem de CÁSSIA MARIA VIEIRA SILVA
Outro - Formadora de professores e gestores da Educaçao Infantil
Alguma dúvida? Clique aqui.