Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Nenhum evento aberto no momento

Maria da Paz Castro
publicou no grupo Inclusão Escolar

Encerramento - Especialistas em ensinar

Sabemos que, para desempenhar hoje o papel de professor, passamos por um longo processo permeado de estudos e experiências, mas parece que, quando nos deparamos com um aluno que apresenta algum tipo de deficiência, todo este processo perde o valor e o sentido.

É importante não esquecermos o fato de que toda criança que está na escola cumpre um único papel: o de aluno; e nisso, nós, professores, somos especialistas. Mais importante do que entender os possíveis problemas ocasionados pelo tipo de deficiência de determinado estudante, precisamos descobrir os conhecimentos e competências que ele já tem para traçar um plano de estudos condizente com suas capacidades e necessidades.

Informar os professores, explicitar características específicas de alguns de seus alunos, e compartilhar aspectos do diagnóstico, são ações que também podem nos ajudar e apontar caminhos para lidar com estas crianças. Além disso, é importante contar com suas próprias competências (ainda que tenha que ampliá-las bastante) e, com uma boa interlocução com orientadores, colegas de trabalho, e profissionais que acompanham os educandos em tratamento.

Espero que esse tempo de conversa tenha contribuído para ajuda-los a reconhecer suas potências e fazer uso delas, fortalece-los como responsáveis pela educação de todos os seus alunos, e, principalmente, evitando que vocês abram mão de toda a autoridade, advinda de sua formação e experiência, para educar e ensinar quem quer que seja.

Um grande abraço a todos e muito obrigada pela oportunidade de conversar com todos vocês.

Maria da Paz Castro (Gunga)

0

Comentar

Login ou registre-se para postar comentários

Comentários

Obrigado professora Maria da Paz e colegas, pela oportunidade de nos fazer refletir sobre cada situação vivida em sala de aula. Entendemos que, juntando as experiencias e pensamentos de cada um de nós acerca dos assuntos abordados aqui, sobre como a inclusão pode acontecer em âmbito escolar, podemos ir alem, na busca do conhecimento que transforma a vida dos alunos e professores nas diversas situações do nosso cotidiano escolar principalmente, encontrar apoio e ver que não estamos sozinho nesta busca. Um forte abraço a todos!
curtir
0

Obrigada a você, Maria Elizabeth, por me companhar tão de perto. É isso mesmo!1 Não estamos sozinhos, já avançamos muito, e ainda daremos muitos passos!! Um grande abraço!!
curtir
0

Grata pela conversa e certa de que a cada dia ao longo das nossas relações com os alunos estamos aprendendo algo novo. Saber desenvolver práticas a partir das novas aprendizagens é o grande desafio do professor.
curtir
0

Agradeço a atenção dada e por compartilhar da sua experiência, pois, são de uma riqueza grandiosa principalmente para os que como eu estão iniciando na carreira docente e, em especial, na educação inclusiva. Abraço
curtir
0

Excelente oportunidade! Principalmente pelo fato de compartilhar nossas resoluções de problemas com outros colegas. Li todas as respostas da atividade anterior e foi enriquecedor. Percebo que preciso compreender melhor o processo inclusivo na educação básica, pois terei mais abortes para trabalhar com os alunos que estão chegando ao ensino superior. A Educação Inclusiva exige muito estudo. Então... continuemos agarramos todas as oportunidades de trocas. Grande abraço professora e aos colegas também!
curtir
0

Grata pela oportunidade de nos fazer refletir sobre a inclusão que, ao meu ver, apesar das frustrações e angústias, nos permite crescer com profissionais, já que temos que estar sempre em movimento para dar conta das demandas que se apresentam. Sou uma defensora da inclusão escolar e espero que mais e mais professores, gestores e profissionais da educação compartilhem deste meu entusiasmo. Agradeço novamente pelo seu tempo, atenção e consideração.
curtir
0