Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Eventos

Próximos Eventos

29/06/16
Recentemente, entraram em vigor leis sobre o comba...
02/07/16
  Iniciativa da Rede VIAe e da Eduinvest, o...
02/07/16
  Iniciativa da Rede VIAe e da Eduinvest, o...
Diagnóstico inicial

O período de mediação de Yara Maria Miguel terminou em 19/02/16. A partir dessa data, o grupo segue aberto para que qualquer assinante do NOVA ESCOLA CLUBE proponha debates e reflexões sobre diagnóstico inicial.

 

Diagnóstico inicial é a forma de o professor verificar o que seus alunos já sabem. A ideia é que o educador levante o que a turma e o que cada um já conhece sobre o assunto que vai trabalhar, mesmo que os estudantes não tenham aprendido o conteúdo na escola. A sondagem pode ser feita por meio de provas, de conversas, da observação dos alunos ou por outras formas planejadas por você. Verificando o que os alunos já sabem, o que não sabem, e o modo como elaboram suas respostas, você consegue fazer o planejamento mais adequado para ensinar o novo conteúdo.

Mas de que forma colocar a sondagem no planejamento? Como fazer com que os relatórios sobre os saberes de cada aluno sejam úteis no acompanhamento das aprendizagem? Essas e outras questões discutiremos aqui. E então, vamos trocar ideias sobre isso?

MEDIAÇÃO (25 de janeiro a 19 de fevereiro de 2016)
Yara Maria Miguel, formada em Pedagogia, na PUC-SP, com licenciatura na área de deficiência auditiva e especialização em Psicopedagogia, Construtivismo e Educação. É mestranda da PUC-SP no programa “Educação: Psicologia da Educação”. Há 35 anos dedica-se à Educação Básica, atuando como professora da rede pública de São Paulo e na Secretaria Municipal de Itapecerica da Serra (SP), onde atuou também como professora de Educação especial (surdez, visão subnormal, paralisia cerebral), Coordenadora Pedagógica e participante da equipe técnica da SME, além de professora em curso de Pedagogia. É assessora do MEC nos Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA e desde 2003 integra a equipe de formadoras que atua na SEE-SP – inicialmente com o Programa Letra e Vida/PROFA, e desde 2007 com o Programa Ler e Escrever. 
 

SEQUÊNCIA DE ESTUDO

Atividade 1: Apresentação da mediadora e dos participantes, exploração sobre o tema de abertura.

Atividade 2: Mitos e verdade sobre diagnóstico inicial

Atividade 3: Diagnóstico inicial nos diferentes anos

Atividade 4: Considerações finais

Dica: para facilitar a organização do grupo, não crie novos posts. Comente os publicados pelo mediador, clicando em "comentar" no final de cada atividade.

(Foto: Shutterstock)

Moderado por

imagem de Yara Maria Miguel
Professor
Alguma dúvida? Clique aqui.