Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Eventos

Próximos Eventos

17/03/18
SOBRE O CURSO Discutir os principais aspectos do...
Fátima Holanda
publicou no grupo DESAFIOS DA ESCOLA ATUAL: Um olhar sobre o papel e a função da escola.

"Há cerca de trinta ou mais anos atrás uma escola mostrava extrema identidade com uma Delegacia de Polícia. Os professores possuíam poderes autoritários extraordinários e os alunos ou se enquadravam em suas normas ou eram punidos. Assim como os professores, Inspetores de alunos se confundiam com carcereiros e alguns Diretores impunham rigor disciplinar de tal forma violentos que caminhavam tranquilamente de alguns tapas à exclusão sumária. Ser aluno “bem comportado” não se impunha como condição de caráter, mas como imperativo de sobrevivência na escola.
Com a chegada da “Escola Nova” esse rigor começou a ser abalado e os professores transformaram-se de “senhor” em “você”, ao mesmo tempo em que se abrandava o rigor excessivo. Proclamava-se que o bom ensino dispensava imposição e que um verdadeiro professor era o que conquistava a classe por seus argumentos e não seus berros e ensinava em nome da significação e não da decoreba. Claro que a mudança foi progressiva e era quase impossível que quem dispunha de chicote pudesse do dia para noite transformar a bronca em argumentação, mas uma nova invadia as escolas e trazia de sua formação preceitos de serenidade e bom-senso repudiando a ideia de similaridade entre escola e delegacia de polícia."
Celso Antunes

0

Comentar

Login ou registre-se para postar comentários