Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Eventos

Próximos Eventos

06/05/17
  MAS O QUE DANADO É PROF-LAB?   O...
20/05/17
Em 20 de maio, o Solar Meninos de Luz, instituição...
Como tirar bom proveito do estágio

O período de mediação de Marcos Neira terminou em 26/09/16. A partir dessa data, o grupo segue aberto para que qualquer assinante do NOVA ESCOLA CLUBE proponha debates e reflexões sobre diagnóstico inicial.

O estágio é uma exigência legal e uma das atividades mais importantes dos cursos de graduação que formam professores. Segundo especialistas, ele deveria ser o principal eixo de formação profissional nessas áreas. Portanto, o ideal é estagiar em instituições e contextos que permitam acesso a situações emblemáticas da carreira, aspectos que dificilmente são experimentados nas salas de aula das universidades. Estudos indicam que a realização de um estágio que realmente contribua nesse sentido tornará mais suave a inserção na profissão. Então, esta é a hora de aproveitar para se aproximar de educadores mais experientes e aprender bastante.

Para promover uma troca de conhecimentos sobre essa trajetória dos estudantes de Pedagogia e licenciaturas, propomos aqui uma série de discussões a respeito do estágio e seu aproveitamento. Conversaremos por meio de quatro atividades durante o mês de setembro e espero que você participe deixando sua opinião em cada uma, enriquecendo assim ainda mais a discussão.

Mediação (5 a 26 de setembro)

Marcos Garcia Neira é professor titular da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Além de ser responsável pelo estágio das disciplinas que ministra, já coordenou a Comissão de Estágios da FEUSP e participou do grupo de trabalho que elaborou a nova proposta de estágios integrados do curso de Pedagogia. Licenciado em Educação Física e Pedagogia, tem mestrado e doutorado em Educação e pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. 

Dica: para facilitar a organização do grupo, não crie novos posts. Comente os publicados pelo mediador, clicando em "comentar" no final de cada atividade.

SEQUÊNCIA DE ESTUDO

Atividade 1 - Aprender sempre: a postura esperada do estagiário

Atividade 2 - Olhar investigativo: a hora do confronto entre teoria e prática

Atividade 3 - Experimentar: deixar de lado as lembranças de aluno

Atividade 4 - Errar faz parte do processo: quem só acerta já sabe e, se já sabe, não há porque estagiar

* Quem participa de pelo menos três atividades ganha um certificado digital!

 

Moderado por

Alguma dúvida? Clique aqui.