Ainda não há contribuições em grupos.

Você ainda não tem amigos adicionados

Eventos

Próximos Eventos

01/06/17
O Congresso Nacional de Educação de Poços de Calda...
Alfabetizar a todos respeitando o tempo de cada um

O período de mediação de Miruna Kayano terminou. O grupo segue aberto para que qualquer assinante do NOVA ESCOLA CLUBE proponha debates e reflexões sobre diagnóstico inicial.

A grande maioria dos professores alfabetizadores conhece a importância dos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky sobre as hipóteses de escrita. Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, quase-alfabético e alfabético são terminologias comuns utilizadas pelos profissionais que atuam com alunos em processo de se apropriar do nosso sistema de escrita. Porém, o que fazer para conhecer além das hipóteses? Como identificá-las corretamente? O que propor em sala de aula para promover avanços?

Neste grupo de estudos sobre Alfabetização, buscaremos um diálogo intenso sobre o significado dessas teorias para o trabalho em sala de aula, refletindo sobre o papel do professor como um estudioso permanente do processo de alfabetização e alguém que precisa decidir quais atividades realizar, que intervenções promover e de que forma considerar os saberes dos seus alunos, mas sempre buscando avanços.

 

Mediação (7 a 31 de outubro)

Miruna Kayano é formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Alfabetização e professora há mais de 10 anos em salas de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental. Atua como formadora de professores em cursos focados em produção textual e apropriação da escrita alfabética e está cursando o mestrado “Escrita e Alfabetização” da Universidade de La Plata, na Argentina, dirigido por Mirta Castedo.

 

Cronograma:

Atividade 1 – Apresentação: os desafios mais comuns quando lidamos com alfabetização

Atividade 2 – Como cada criança pensa sua escrita?

Texto de referência de Emilia Ferreiro, Hipóteses da escrita

Atividade 3 – Como organizar a rotina e as atividades?
Texto de referência: Organizar a rotina da alfabetização

Atividade 4 – Encerramento: Seguir continuamente investigando a alfabetização

Texto de referência: Vamos deixar os pequenos escrever do jeito deles

Quem participa de pelo menos três atividades ganha um certificado digital!

Dica: para facilitar a organização do grupo, não crie novos posts. Comente os publicados pelo mediador, clicando em "comentar" no final de cada atividade.

 

 

Moderado por

imagem de Miruna Kayano
Orientador Educacional
Alguma dúvida? Clique aqui.